terça-feira, 6 de maio de 2014

Impacto das garrafas pet

Hoje vamos falar sobre o impacto da produção, do consumo e do descarte das garrafas PET (Garrafinhas de água). Você já pensou no assunto?  Vou lhe dar alguns motivos para começar a pensar! ;)

Existem impactos diretos, causados pelo ciclo produtivo da embalagem PET, impactos indiretos causados pelo transporte da água engarrafadas até o local de consumo e os impactos do pós-consumo, pelo descarte da embalagem.


Impactos diretos: englobam todo o ciclo de vida da produção da garrafa. No caso da garrafa PET este ciclo se inicia com a extração do petróleo, a fabricação da preforma, produção da garrafa, lavagem e encaminhamento para envase. Para a análise do ciclo de vida são considerados o consumo de recurso naturais e outras matérias primas, consumo de água e energia, emissões atmosféricas, geração de efluentes líquidos e geração de resíduos sólidos.

Dados: A garrafa PET gera aproximadamente 8 vezes o seu próprio peso em resíduos.

Impactos Indiretos: são causados pelo transporte da garrafa PET, pois causa emissões atmosféricas, principalmente de CO2 que é um dos responsáveis pelo agravamento do efeito estufa.

Impactos do Pós-Consumo: são causados pelas garrafas encaminhadas para os aterros sanitários e principalmente por aquelas que são descartadas diretamente na natureza. No caso das garrafas descartadas corretamente, temos o impacto caudados pela atividade de coleta e transporte de lixo, principalmente as emissões atmosféricas. No caso do descarte incorreto o problema é ainda mais grave. Geralmente as garrafas vão parar nos rios agravando a poluição da água e o problema das enchentes. Além disso o plástico pode ser consumido por animais que confundem com comida, levando-os a morte.

Dados: o plástico demora mais de 100 anos para se decompor!

O instituto Akatu criou um vídeo com a historia do engarrafamento da água, muito interessante e vale a pena assistir.


Vale a pena também conhecer a iniciativa ÁGUA NA JARRA, que propõe a valorização da água tratada e o incentivo ao consumo da água filtrada em substituição ao consumo de água em garrafa. Os restaurantes que participarem da iniciativa água na Jarra se comprometem a comercializar em seus estabelecimentos, preferencialmente água tratada e filtrada servidas em jarras. Na pagina da iniciativa podemos ver os restaurantes participantes, infelizmente não tem nenhum em Sorocaba, a maioria deles estão em São Paulo  e na minha opinião vale a pena conhecer um lugar que tem uma preocupação com o meio ambiente.


Mais uma vez escrevi um post para conscientização, pois acredito muito que se cada um fizer sua parte podemos mudar muita coisa!

É muito simples mudar, faça sua parte!

Abraços até a próxima!
Laís Mendes Oliveira