sábado, 8 de junho de 2013

Cada lixo em seu lugar!



Olá, hoje venho falar um pouco sobre o lixo que produzimos. O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, isso é causado devido ao modelo de consumo da sociedade atual que produz uma quantidade exagerada de resíduos. 
O manejo do lixo é muito importante pois quando descartado e/ou administrado de maneira incorreta  pode causar: enchentes,mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças ( como ratos, moscas e mosquitos ) e polui pelo chorume o solo e o lençol d'água subterrâneo (chorume: produzido pela composição da matéria orgânica contida no lixo é acido e apresenta alto potencial contaminante). Além de outros problemas que podem ser causados pelo lixo.
De maneira geral o lixo é armazenado em aterros sanitários que são locais onde o lixo é confinado sem causar maiores danos ao meio ambiente, ou em lixões que são locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população. 

 Falando um pouco sobre o Brasil
A Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, garante que se o Brasil não acelerar o ritmo das mudanças no setor de gestão de resíduos sólidos, cerca de 40% do lixo produzido pela população continuará a ser descartado de forma incorreta em 2014.

Tempo de Decomposição 
Para finalizar esse assunto vou deixar para vocês o link de um vídeo que fala de forma irônica sobre o lixo, esse vídeo está rolando no youtube e é da ONG fictícia QSD (Que Se Dane), que promove ironicamente o direito nato de todo brasileiro a "não causa".  O vídeo é uma ação promovida pela fundação SOS Mata Atlântica.
 Todos os videos são simplesmente sensacionais e tem um ar de provocação que realmente me deixou incomodada .. Deem uma olhada no vídeo

Beijos Laís 




Um comentário: