segunda-feira, 29 de julho de 2013

Seja um herói do consumo consciente!

Na teoria o consumo consciente é muito fácil, vamos para uma breve explicação e depois algumas dicas para colocar em pratica essa ideia.

Consumo consciente nada mais é do que consumir de forma responsável, pensando nas consequências e nos impactos que o seu consumo pode causar na qualidade de vida do planeta e na qualidade de vida das gerações futuras. Para isso apenas pense: Será que preciso realmente disso? Qual o tempo de vida do aparelho? Será que a empresa que fabrica tal produto é sustentável? São questionamentos que precisam virar um habito na vida do consumidor consciente.

Pessoal agora algumas dicas:



  • Compre frutas, verduras e legumes locais e de época, eles causam menos emissão de poluentes e CO₂ no transporte. E os de época consomem menos água no cultivo. 
  • Faça uma lista de comprar, verifique o que você já tem e anote o que precisa.
  • Utilize sacolas reutilizáveis.
  • Procure produtos com pouca embalagem 
  • Procure detergente e sabão que não fazem espuma 
  • Compre produtos com selo de qualidade ou selo verde.


Uma dica valiosa:
Em vez de pegar o carro, compre pela internet. Sobra mais tempo para fazer outras coisas e emite menos gases de efeito estufa. Os entregadores saem direto do centro de distribuição e percorrem um trajeto estudado, que otimiza o uso do tempo e do combustível.

Beijos Até a próxima! 


.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Faça sua parte!

Acreditando que pequenas atitudes causam grandes mudanças, venho hoje postar para vocês algumas dicas de sustentabilidade e falar o impacto positivo que cada pequena ação SUA causa no TODO.
Introduzindo a sustentabilidade no dia-dia:
  1.  Tome banhos mais rápidos- você sabia que o problema não é o tempo do banho, mas se ensaboar com o chuveiro ligado. Se metade das famílias de uma cidade de 100 mil habitantes reduzissem o tempo de chuveiro aberto de 10 para 5 minutos no banho diário, economizaria água para abastecer toda a cidade por quase dois meses. E ainda pagaria a conta mais barata.
  2. Escove os dentes de torneira fechada- Se todos os moradores do Brasil fizessem isso, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água que cai nas Cataratas do Iguaçu!
  3. Não deixe torneiras pingando- o pinga-pinga da torneira em um ano significa, pelo menos, mais de 16 mil litros de água desperdiçados. Lembre-se de que você paga isso na sua conta de água.
  4. Evite excessos no consumo- só os americanos, com 5% da população mundial, abocanham uma fatia de 32% do consumo global. Se todos vivessem como os americanos, o planeta só comportaria uma população de 1,4 bilhão de pessoas. Lembrando que no Brasil as classes A e B+ têm padrão de consumo semelhante.
  5. Separe as garrafas PET para reciclagem- entregar garrafas PET para reciclagem reduz lixo e gera empregos no país. O Brasil joga fora metade das garrafas, e nossas indústrias importam PET.
  6. Reciclar produtos reduz o lixo- de cada 10 caminhões de lixo recolhidos no Brasil, apenas um vai para reciclagem. Escolher produtos com menos embalagens e enviar tudo que puder para reciclagem ajudam a reduzir a montanha de lixo.
  7. Leve sacolas retornáveis para fazer compras- saco plástico chega a 40% das embalagens jogadas no lixo e leva mais de 100 anos para se decompor.
  8. Prefira lâmpadas fluorescentes- por ano, é possível economizar 136 quilos de gás carbônico com o uso de lâmpadas fluorescentes e também economizar 60% a mais de energia. 
  9. Economize papel- usando o papel dos dois lados, evitando tirar xerox, e não fazendo impressões desnecessárias evitando assim os desmatamentos das florestas.
  10. Coma uma refeição sem carne uma vez por semana- produção industrial de carnes tem um efeito muito danoso ao planeta.
Dica curiosa: 
  • Faça xixi no banho: uma descarga gasta até 12 litros de água potável!
 
"A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância." 
Gandhi

Beijos a todos até o próximo post 




quarta-feira, 3 de julho de 2013

Poluição dos Mares e Oceanos

Olá galera, hoje resolvi continuar com o assunto do ultimo post, poluição, porém vamos afunilar falando sobre poluição nos mares e oceanos.

Falando um pouco da teoria...

O meio ambiente marinho caracterizado pelos oceanos, mares e os complexos das zonas costeiras forma um todo integrado que é componente essencial do sistema que possibilita a existência da vida sobre a terra.A maior parte dos poluentes que chegam até os oceanos são oriundos de atividades no continente e são introduzidos através da zona costeira. A principal via de entrada dos poluentes são os estuários (estuário é o ambiente aquático de transição entra um rio e o mar) e as principais fontes são: 

Esgoto: mistura complexa de dejetos humanos, água, compostos químicos e derivados de produtos de uso doméstico normal.

Óleo (hidrocarboneto): petróleo tem como principais fontes exploração e produção, operação com navios, acidentes com petroleiros e trocas atmosféricas.

Compostos orgânicos persistentes: são altamente tóxicos e persistentes e podem durar por anos ou décadas antes de serem degradados.

 Metais pesados: são estáveis e persistentes exemplos mercúrio, chumbo, zinco entre outros.

 Resíduos sólidos: um dos maiores problemas é o plástico, devido ao seu peso é facilmente transportado alcançando longas distâncias e causam grande efeito na biota marinha.



Outro grande problema é a ocupação desordenada do litoral que é caracterizada pela destruição das restingas e manguezais na costa e pela poluição crescente das praias.Estima-se que 60% da população mundial estará vivendo em áreas costeiras, o que significa um número ainda maior de hotéis, casas e lixo nas praias e no mar.


Quero destacar nesse post o caso das tartarugas marinhas (sim sou apaixonada por tartarugas rs rs), que são vítimas dos resíduos plásticos descartados nos oceanos. As tartarugas marinhas tendem a confundir sacos plástico com águas-vivas, um de seus alimentos prediletos. O plástico trava o sistema digestivo, levando a uma lenta e agonizante morte por fome.

Será que esse não é um bom motivo para diminuirmos o uso de sacolas plásticas?! 


“As tartarugas marinhas passaram cem milhões de anos nadando em oceanos livres de poluição, e agora são o emblema triste dos impactos de nossa sociedade consumista e das espécies em extinção"  Scott Nichols

Beijos  até o próximo post
Laís Mendes Oliveira