quarta-feira, 3 de julho de 2013

Poluição dos Mares e Oceanos

Olá galera, hoje resolvi continuar com o assunto do ultimo post, poluição, porém vamos afunilar falando sobre poluição nos mares e oceanos.

Falando um pouco da teoria...

O meio ambiente marinho caracterizado pelos oceanos, mares e os complexos das zonas costeiras forma um todo integrado que é componente essencial do sistema que possibilita a existência da vida sobre a terra.A maior parte dos poluentes que chegam até os oceanos são oriundos de atividades no continente e são introduzidos através da zona costeira. A principal via de entrada dos poluentes são os estuários (estuário é o ambiente aquático de transição entra um rio e o mar) e as principais fontes são: 

Esgoto: mistura complexa de dejetos humanos, água, compostos químicos e derivados de produtos de uso doméstico normal.

Óleo (hidrocarboneto): petróleo tem como principais fontes exploração e produção, operação com navios, acidentes com petroleiros e trocas atmosféricas.

Compostos orgânicos persistentes: são altamente tóxicos e persistentes e podem durar por anos ou décadas antes de serem degradados.

 Metais pesados: são estáveis e persistentes exemplos mercúrio, chumbo, zinco entre outros.

 Resíduos sólidos: um dos maiores problemas é o plástico, devido ao seu peso é facilmente transportado alcançando longas distâncias e causam grande efeito na biota marinha.



Outro grande problema é a ocupação desordenada do litoral que é caracterizada pela destruição das restingas e manguezais na costa e pela poluição crescente das praias.Estima-se que 60% da população mundial estará vivendo em áreas costeiras, o que significa um número ainda maior de hotéis, casas e lixo nas praias e no mar.


Quero destacar nesse post o caso das tartarugas marinhas (sim sou apaixonada por tartarugas rs rs), que são vítimas dos resíduos plásticos descartados nos oceanos. As tartarugas marinhas tendem a confundir sacos plástico com águas-vivas, um de seus alimentos prediletos. O plástico trava o sistema digestivo, levando a uma lenta e agonizante morte por fome.

Será que esse não é um bom motivo para diminuirmos o uso de sacolas plásticas?! 


“As tartarugas marinhas passaram cem milhões de anos nadando em oceanos livres de poluição, e agora são o emblema triste dos impactos de nossa sociedade consumista e das espécies em extinção"  Scott Nichols

Beijos  até o próximo post
Laís Mendes Oliveira


Um comentário:

  1. Oi, minha querida sobrinha, é lamentável atitudes irresponsáveis por parte dos seres humanos.Mas continue propagando está luta em prol das tartarugas. Beijo tia marina

    ResponderExcluir